Saúde

Existe remédio para estrias vermelhas ?

Encontrar um remédio efetivo para curar estrias vermelhas, é o sonho de todas as mulheres que sofrem com esse tipo de cicatriz. As marcas surgem geralmente durante a gestação ou então quando existe um longo período com excesso de obesidade.

estrias-vermelhasPara quem não sabe, as estrias são pequenas marcas que parecem cicatrizes e que surgem na pele quando ela é esticada além de sua capacidade natural de elasticidade. Esse “esticamento” faz com que a pele crie fissuras (rachaduras) que aparecem como linhas finas de coloração vermelha na pele. A cor avermelhada se dá pelo envio de sangue que o organismo faz tentando promover uma cicatrização na região afetada.

A coloração mais clara só acontece depois de um longo período do surgimento das estrias. Os locais mais comuns para essas fissuras aparecerem são a barriga, costas e nádegas das mulheres gestantes ou muito obesas. O efeito de engordar / emagrecer constantemente também pode fazer com que as estrias apareçam.

Apesar de não ser muito comum, homens também podem ter estrias, principalmente os muito obesos que se submetem a dietas restritivas e acabam tendo o efeito sanfona (emagrece/engorda) repetidas vezes. Nas mulheres grávidas a melhor maneira de evitar que elas apareçam é mantendo a pele bem hidratada, tomando bastante líquido e usando cremes hidratantes próprios.

Os cremes cicatrizantes costumam eliminar as estrias vermelhas, mas as de coloração mais clara são mais resistentes, já que estão há mais tempo na pele. Atualmente, existem alguns tratamentos locais que conseguem eliminar as estrias mais antigas também.

Usar sabonete líquido é melhor para a hidratação da pele e também passar creme hidratante após o banho com o corpo ainda úmido para melhor absorção. O consumo de água e líquidos em geral também ajuda a hidratar a pele de dentro para fora.

 Tratamento caseiro estrias vermelhas

Um tratamento caseiro que tem se mostrado muito eficaz para eliminação das estrias vermelhas é a borra de café. Pegue um pouco do pó que fica no coador após a feitura do café e esfregue suavemente na região afetada. Depois desse procedimento lave o local e use um creme hidratante.

Existem cremes cicatrizantes que são muito usados no tratamento das estrias. Os mais conhecidos são o hipoglós, o bepantol e o cicatricure. Os dois primeiros, são cremes utilizados para assaduras de bebês e contém elementos muito eficazes de cicatrização.

Atualmente existe uma mistura caseira de vários ingredientes, fáceis de achar nas farmácias e drogarias, que está sendo usada com sucesso na eliminação das estrias vermelhas:

  • 1 tubo de hipoglós
  • 100 ml de óleo de amêndoas
  • 1 creme nívea (lata azul)
  • 1 ampola de arovit (Vitamina A)

Em uma vasilha que será usada apenas para esse fim, misture os ingredientes e então, faça a aplicação nos locais de maior ocorrência das estrias. Esse produto serve tanto para evitar o aparecimento delas como para cicatrizar as que já existirem.

A Vitamina A é o elemento que promove a cicatrização pois trata-se de um regenerador do organismo. O óleo de amêndoas age profundamente na pele hidratando-a ainda mais profundamente, e os cremes são cicatrizantes conhecidos no mercado.

About the author

Flor

Leave a Comment